| 25/07/2002 21h11min
Divulgada na noite desta quinta-feira, 25 de julho, pelo Jornal Nacional, a terceira pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República feita pelo Ibope aponta um novo crescimento do candidato Ciro Gomes (PPS-PTB-PDT). Depois de ultrapassar pela primeira vez o tucano José Serra no levantamento divulgado no 16 de julho, quando atingiu 22%, Ciro passou para 26%.
Ciro mantém trajetória ascendente no Ibope nas últimas cinco pesquisas, desde o levantamento feito entre os dias 6 a 9 de junho, quando aparecia em último lugar entre os quatro principais candidatos, com 9%. O período coincide com a participação do candidato em programas de TV dos partidos da Frente Trabalhista, que o apóia, e com o anúncio da adesão a sua candidatura de pelo menos 13 diretórios estaduais do PFL.
Entre os demais candidatos, a tendência é de queda ou estagnação. O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, mantém a liderança, com 33%, mesmo percentual da pesquisa divulgada no dia 16. José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB) estão tecnicamente empatados em último lugar, com respectivamente 13% – uma queda de dois pontos em relação ao levantamento anterior – e 11% – mesmo percentual apurado anteriormente.
De acordo com o Ibope, Ciro venceria Lula no segundo turno por sete pontos de vantagem – 47% para o candidato do PPS e 40% para o do PT. Lula mantém vantagem nas demais simulações de segundo turno: 48% contra 36% de Serra e 49% contra 34% de Garotinho. O Ibope não divulgou simulações de segundo turno entre Ciro e Serra ou Garotinho.
A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 23 de julho, com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.